Qual a relação entre a vergonha e a moralidade?

Segundo o psicólogo Ives de La Taille "somente respeita outrem (moral) a pessoa que interpreta este ato como auto-respeito, portanto, como elemento essencial de uma vida que vale a pena ser vivida (ética)". A partir de suas pesquisas relacionadas à moralidade, ele estabelece que "a moralidade não é mero compartimento estanque da psique humana, mas sim dimensão fundamental da construção do ‘si-mesmo’".
N
este artigo, ele analisa a relação entre o sentimento de vergonha e a moralidade. A partir de suas reflexões entende-se a importância da dimensão afetiva nas explicações psicológicas das ações morais. Em relação ao sentimento de vergolha, explora o autor quatro aspectos essenciais:
  • o lugar do juízo alheio e do auto-juízo na experiência da vergonha
  • a vergonha prospectiva e a vergonha retrospectiva
  • as avaliações positivas e negativas deste sentimento
  • sua relação com o Eu.
Estabelece ainda a relação entre o sentimento de vergonha e a moralidade através do conceito de "honra" (ou auto-respeito), procurando mostar que o referido sentimento é condição necessária ao agir moral.
Este é um assunto de grande relevância para todos os que trabalham com a questão da evangelização, pois nos auxilia a entender as razões para trabalharmos a dimensão afetiva nas atividades de evangelização.
Boa leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anotações sobre evangelização

O Passe

Mais sobre a Fisiologia do Perispírito (Centros Vitais)