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Mostrando postagens de junho, 2007

Primeiros passos...

Iniciar a atividade de evangelização tem sido um desafio para quase todos nós. Por um lado porque a maioria dos envolvidos são voluntários que não possuem necessariamente uma formação em pedagogia. Por outro, falta-nos também a prática do planejamento na organização de nossas atividades. Por esse motivo preparamos o texto " Como iniciar a atividade de evangelização? " com o objetivo de facilitar o início da tarefa. Questões como "O que devemos considerar?" "Como devemos fazer?" etc são abordadas e poderão ser melhor esclarecidas a partir de solicitações por parte dos evangelizadores (durante ou após os seminários). No texto, abordamos os seguintes pontos: 1. Estabelecer uma visão de perspectiva - serve de guiamento da atividade como um todo, "ligando" as lições entre si. 2. Planejar a aula 3. Avaliar (em grupo) os resultados obtidos 4. Atuar, corrigindo os erros detectados

Evangelização - Propedêutica

A palavra "propedêutico"( do Gr. propedeutikós < pró , antes + padeía , instrução ) - refere-se ao que serve de introdução, que prepara ou habilita para um ensino mais completo. (dic Priberam online). Foi com este objetivo que realizamos no dia 10 de junho, em Barretos, um seminário propedêutico sobre evangelização, onde procuramos estabelecer alguns dos conceitos que, segundo o que percebemos, servem como norteamento para o desenvolvimento do trabalho na evangelização. Também estaremos "resgatando" algo dos assuntos trabalhados por ocasião do encontro estadual de evangelização ocorrido em fevereiro de 2006 em Ribeirão Preto. Em linhas gerais, o seguintes tópicos serão tratados no material, ainda incompleto, ou seja, colocamos apenas os esquemas (mapas mentais) dos assuntos que serão abordados (veja aqui para baixar o material): Introdução Fundamentos Para que serve? O que é a evangelização? Como a atividade se desenvolve? ADM - O Homem Primordial Notas

Qual a relação entre a vergonha e a moralidade?

Segundo o psicólogo Ives de La Taille " somente respeita outrem (moral) a pessoa que interpreta este ato como auto-respeito, portanto, como elemento essencial de uma vida que vale a pena ser vivida (ética)". A partir de suas pesquisas relacionadas à moralidade, ele estabelece que " a moralidade não é mero compartimento estanque da psique humana, mas sim dimensão fundamental da construção do ‘si-mesmo’". N este artigo, ele analisa a relação entre o sentimento de vergonha e a moralidade. A partir de suas reflexões entende-se a importância da dimensão afetiva nas explicações psicológicas das ações morais. Em relação ao sentimento de vergolha, explora o autor quatro aspectos essenciais: o lugar do juízo alheio e do auto-juízo na experiência da vergonha a vergonha prospectiva e a vergonha retrospec