Teste Sociométrico

Talvez você esteja interessado em avaliar o grau de coesão da sua classe. Aqui vai uma dica interessante e que pode ser facilmente aplicada em classe. Trata-se de um software(aqui) (ou também este emportuguês), que poderá utilizar para documentar os resultados. É claro que você precisa conhecer um pouco da teoria por trás disso. No link há alguma informação sobre isso (mas está em inglês).
Aqui vai alguma noção sobre no que consiste o "Teste Sociométrico".

"Consiste em pedir, a todos os membros de um grupo, que designem, entre os companheiros, aqueles com quem desejariam encontrar-se numa atividade bem determinada. Pode-se pedir-lhes igualmente que designem aqueles com quem preferiam não se encontrar. [...]

Que informações pode fornecer esse teste?

Em primeiro lugar, a posição social de cada elemento do grupo. As preferências emitidas repartem-se muito desigualmente entre todos: a maior parte recebe algumas, dois ou três privilegiados monopolizam o restante, outros ficam isolados, sem preferências. Acontece o mesmo com os rejeitados. Na maioria dos casos, uma grande percentagem de rejeições concentra-se sobre alguns indivíduos, a restante reparte-se sobre um número maior de indivíduos e os outros membros, mais ou menos numerosos conforme o grupo, nada recebem [...].

Se, além dos índices de preferências e de rejeições recebidas, se fazem intervir outros índices [...], pode obter-se, para cada membro, um conjunto de traços característicos: o seu «estatuto sociométrico» [...].

O teste sociométrico, porém, não é somente um instrumento de diagnóstico individual; o estudo das relações interpessoais pode ser igualmente frutuoso. Quando o critério das preferências e rejeições tem uma característica mais ou menos afectiva, não é difícil determinar as preferências recíprocas (relações de afinidade: simpatia, amizade), as rejeições recíprocas (relações conflituais: rivalidade, ódio...) e as «relações de indiferença», se nos é permitida esta expressão. O conjunto das preferências recíprocas constitui a trama da estrutura sociométrica do grupo e, quando estão todas representadas num sociograma colectivo [...], aparece aquilo que Moreno designa por redes de comunicação, isto é, as vias pelas quais passam todos os fenómenos psico-sociais que têm o grupo por quadro. Esse sociograma das preferências recíprocas põe igualmente em evidência os sub-grupos e o ou os indivíduos estes se concentram.[...] Quanto ao conjunto das rejeições recíprocas, permite determinar os pontos de tensão e os membros que é necessário vigiar, para se evitar a generalização de conflitos e a desagregação do grupo."

[BASTIN, Georges - As técnicas sociométricas, 2ª ed., Moraes Editores, Lisboa, 1980, pp 15-19]


Ainda um estudo prá lá de interessante é o "Estudo Sociometrico de uma Instituição Alternativa para Crianças e Adolescentes em situação de rua". O trabalho foi feito com o objetivo de "descobrir" uma proposta pedagógica para auxiliar o contexto de educação de meninos de rua (acolhidos por uma instituição). Vale conferir.

Comentários

Renan Ramiro disse…
Vanderlei! (Eu me lembro de você, sim...)

Que honra, "ouvir" isso de você!...
Eu tenho estado numa fase que não tem me animado muito a escrever. Não que as coisas estejam ruins para mim, pelo contrário e, na verdade, o motivo é bem peculiar.
De qualquer forma, ler o que você suspirou no meu blog me trouxe um ânimo!

Obrigado por isso e também pela indicação de Rosenstock-Huessy. Vou procurar sobre ele.
Seu comentário foi, de forma alguma, considerado intromissão.
Intromissão é o que faço agora aqui no seu, já que eu não sou professor ou evangelizador (e se contar o fato de que uma hora ou outra sirvo para isso, então sou leigo) mas espero que desconsidere porque eu não encontrei outro meio de contato.

Abraço e obrigado novamente!

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