Família e sexualidade

Nos dias 18/10, 25/10, 1/11, 08/11, 15/11 e 22/11 realizaremos uma seqüência de estudos sobre a temática "Família e sexualidade" junto aos jovens da Mocidade do Centro Espírita Batuíra (Ribeirão Preto). Como de praxe nos nossos trabalhos junto aos jovens, procuraremos não apenas abordar o conteúdo previsto (ver esquema abaixo), mas também, levar-lhes alguma noção sobre uma abordagem dialética do tema, ilustrando com isso uma metodologia de estudo. Isso se torna importante na medida que devem eles, os jovens, exercitar suas capacidades cognitivas quanto à pesquisa das idéias alheias e à estruturação das próprias idéias, como síntese dessa pesquisa.

Para tanto, utilizando do método da decadialética do excepcional filósofo brasileiro Mário Ferreira dos Santos, abordaremos o assunto através da visão dos três aspectos sobre a família:
  1. quanto à sua estrutura (constituição interna da família, seu conceito)
  2. quanto à sua dinâmica interna (alterações possíveis da família ao longo do tempo)
  3. quanto às relações estabelecidas com o resto do que existe (a família na sociedade)
Além disso, levantaremos as razões que definem a necessidade de se estudar tal assunto para os jovens, bem como o aspecto ético envolvido quando tratamos das finalidades da família.

Com isso, repare o leitor, que levaremos o jovem a examinar o assunto sob diversos ângulos, auxiliando-o a elaborar um conceito menos abstrato do tema, sempre com a preocupação de nunca nos afastarmos da realidade em que estamos inseridos, ou seja, buscamos a concreção, nas palavras de Mário F. dos Santos. Não custa lembrar também que o Espiritismo exige muito em termos de estruturação de idéias que não se afastem da realidade. O pior será sempre aquele espírita que além de viver mal, do ponto de vista ético, também compreende mal a Doutrina Espírita, pois poderá tentar "justificar" suas ações a partir da caricatura teórica que construiu do que pensa ser espiritismo. Como para ele não há a preocupção de se manter próximo da realidade, fica praticamente inviável conferir aquilo que ele pensa com o que é de fato. Caminho certo para uma vida futura cheia de horrores...

Segue o esquema de estudos utilizado para examinar o assunto "Família" junto à Mocidade do Centro Espírita Batuíra (RP). Para ver ampliado é só clicar na imagem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anotações sobre evangelização

O Passe

Mais sobre a Fisiologia do Perispírito (Centros Vitais)