E na prática o que eu faço? Planejo, faço e reviso.

Observamos ao longo de vários encontros que, via de regra, o evangelizador não sabe como usar o seu tempo junto à criança ou jovem, nem criar e manter momentos de estimulação nas diversas atividades que desenvolve. A questão mais série diz respeito ao modo como ele se prepara, onde desconsidera alguns aspectos essenciais ao bom andamento do trabalho, que, voltamos a lembrar, tem caráter mediúnico.
Assim, a partir deste encontro utilizaremos o material de referência apresentado no primeiro módulo através de alguns "pontos de conexão" com a prática que deve ser feita pelo evangelizador. Ou seja, considere que qualquer atividade que você venha a desenvolver envolverá os seguintes passos, que constituem o planejamento da atividade:
  1. Definir o tema
  2. Determinar os objetivos
  3. Pesquisar textos e materiais
  4. Criar uma estratégia que conduza aos objetivo estabelecido
    • Motivação
    • Desenvolvimento
    • Atividades Finais (prática da transcendência)
  5. Avaliar resultados
Nosso foco, a partir de agora, recairá sobre cada um dos aspectos acima, onde procuraremos desdobrar os aspectos mais importantes em cada fase, do ponto de vista do sujeito (evangelizador e evangelizando) e do ponto de vista da atividade (a aula). Assim, ao final do ciclo, esperamos ter realizado os passos necessários para que uma aula (atividade) possa ser desenvolvida pelo evangelizador dentro das idéias esquematizadas no material de referência. Repare que você sempre vai se defrontar com isso: quero/necessito fazer algo; planejo; executo; avalio os resultados. Tal seqüência não é casual e deve ser ensinada na prática às crianças e jovens na evangelização por envolverem todos os aspectos do ser humano (coração, mente e mãos). Por isso, é por ela que começaremos.
Então, como definir o tema a ser trabalhado? Que critérios usar nessa escolha?
Eis o assunto a ser considerado no seminário de 31 de maio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anotações sobre evangelização

O Passe

Mais sobre a Fisiologia do Perispírito (Centros Vitais)